A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Ela integra os conhecimentos das neurociências, da psicologia cognitiva e da pedagogia. O neuropsicopedagogo é o profissional que adapta as metodologias e técnicas educacionais às características cognitivas e emocionais dos alunos, especialmente aqueles com dificuldades de aprendizagem.
Qual é a formação do profissional?
Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Neuropsicopedagogia.
Onde atua?
Clínicas, Escolas e Hospitais, podendo ocorrer o atendimento domiciliar ou on-line, conforme idade.
O que faz?
Consultas e consultorias, familiares e escolares;
Anamnese para investigação da hipótese diagnóstica;
Laudos, junto com Equipe Multidisciplinar;
Ação interventiva e acompanhamento especializado.
Quais são os transtornos da aprendizagem mais comuns?
Dislexia: dificuldade de leitura e escrita.
Discalculia: dificuldade com números e matemática.
Disortografia: dificuldade com a ortografia das palavras.
Disgrafia: dificuldade com a forma e o traçado das letras.
Dispraxia: dificuldade na coordenação motora.
Disfasia: dificuldade em encontrar palavras.
Qual explicação desses transtornos?
Os transtornos de aprendizagem acometem habilidades específicas do processo de aprendizagem de crianças e adultos. Eles dificultam o desenvolvimento intelectual, acadêmico, profissional e até social.
Esses distúrbios são considerados transtornos do neurodesenvolvimento, segundo a classificação do DSM-V. Eles aparecem nos primeiros anos da infância, mesmo antes da criança chegar à idade escolar. Todavia, como se manifestam em situações específicas de aprendizado, dificilmente os pais conseguem perceber sintomas antes.
Esses transtornos consistem tanto em dificuldades no processo de aprendizagem quanto em alterações comportamentais. Por exemplo, uma criança com dificuldade para ler e escrever também pode ter problemas de socialização e de memória.
Quais são as causas?
Não há uma causa única para os transtornos de aprendizagem. É pressuposto que tenham origem biológica. No entanto, fatores ambientais e circunstanciais também influenciam o seu surgimento.
Lesões cerebrais, transtornos mentais, transtorno do espectro autista e doenças maternas durante o período gestacional são outros elementos que podem originar transtornos de aprendizagem. Alterações no desenvolvimento cerebral do feto também corroboram para o aparecimento de condições relacionadas à aprendizagem.
NÃO DEIXE DE CONSULTAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO PARA DISGNÓSTICOS PRECISOS.